[firebase-br] Re: qual o melhor jeito de modelar ?

Edvaldo (bol) evgomes em bol.com.br
Qua Maio 11 12:20:43 -03 2005

Do ponto de vista contábil não existe duas tabelas e sim natureza da
operação. ( ou você paga ou recebe), tudo vai depender da soma de débito com
crédito.

Um procedimento que eu não sei se acontece em sua empresa, mais você poderia
ter um cliente que também é fornecedor.

Se você deve para um fornecedor 1.000,00, mas este fornecedor também é seu
cliente, e faz uma compra de 300,00.

1000,00 D
  300,00 C
--------
 700,00 D vc tem que pagar.

Se você tiver estes dados somente em uma tabela, ficaria muito fácil apurar
este tipo de resultado. Quanto tenho a pagar ou a receber de um determinada
Pessoa (Fornecedor/Cliente).

Outro caso, seria se você tiver que mandar algum titulo para o banco, que vá
fazer alguma transferencia de sua conta, ou mesmo titulos que você vá
receber. Imagine se tiver duas tabelas, teria que fazer buscas nas duas,
titulos que serão recebidos e titulos que serão pagos.

Se no seu caso não existe nenhum deste tipo de situação, você pode fazer do
jeito que quiser, de qualquer forma não será nenhum problema para o banco.

No meu ponto de vista, acho melhor trabalhar com uma, assim o código gerado
tanto no pedido de venda, como no de compra seria o mesmo, apenas, mudando a
situação (DÉBITO OU CRÉDITO).

Edvaldo