Re: [firebase-br] Re: Dúvida com um driver DBX

Eduardo Jedliczka eduardo em gerasoft.com.br
Qui Mar 31 16:51:48 -03 2005

Henrique, quando se pensa em aplicação multi-banco, você deve pegar os
extremos...

Se você utilizar recursos que há num banco (SP, Triggers, Campos Calculados,
UDFs, Código Java, Case, NullIF, Decode) e que pode não ter em outro, não se
deve utilizar.

É justamente por isto que hoje se pensa em sistemas com 3 ou 4 camadas,
onde há uma camada que possui as regras do negócio instalada entre o banco e
as outras camadas. Em caso de troca de banco, troca-se o módulo de acesso ao
banco, mas geralmente isto dá muito trabalho pois boa parte das funções de
cálculo ficam nesta camada.

Imagine um select From Select com decode, Case e UDF Java que funcione em
Oracle, agora tente migrar para MySQL....

DBX para muitas pessoas é a única solução, mas eu continuo preferindo Acesso
Nativo e Específico e vendo o DBX como "ilusão"...

[s]

Eduardo Jedliczka
Gerasoft Informática
Apucarana - Pr