[firebase-br] Problemas com Numeric FB 1.5

Otto ottofuch em terra.com.br
Qua Mar 30 18:10:12 -03 2005

A primeira coisa que me chama a atenção é que parte da mensagem é em
português:
"SqlEmpresa: Campo EMPDES não é do tipo esperado, esperando:BCD atual
FmtBcdField".
Creio que a mensagem é do sistema operacional, provávelmente do Windows.
O segundo ponto é a referência a BCD que normalmente significa Binary Coded
Decimal, desde o tempo do Cobol. Não encontrei o tipo BCD nos tipos de dados
do Firebird.
Encontrei no Delphi 6 a função BCDToCurr (tanto no VCL quanto no CLX):

"Converts a binary-coded decimal value (BCD) to the corresponding Currency
value.
Unit
FmtBcd
Category
BCD support
function BCDToCurr(const BCD: TBcd; var Curr: Currency): Boolean;
Description
Use BCDToCurr to convert a binary-coded decimal value, such as is stored in
a physical BCD database field, into a Currency value, which is the
representation used by TBCDField objects. BCDToCurr returns True if the BCD
value passed as the BCD parameter is successfully converted into a Currency
object which is passed out as the Curr parameter."

Existe também a função inversa, CurrToBCD, e muitas outras mais para o BCD,
como por exemplo, BcdToStr.
Talvez você esteja usando BCD no Delphi, e teria que fazer a conversão para
um tipo de dado correspondente válido no Firebird.
100+
Otto