[firebase-br] OFF TOPIC - OQUE É ESSE ERRO - ATTEMPTED UPDDATE OF READ-ONLY COLUMN

Adriano de F. Trindade trindade em desbrava.com.br
Qui Mar 24 08:46:32 -03 2005

Isso também é verdade, desde que ele JÁ ESTEJA sendo acessado da maneira
correta, ou seja, ele não estava somente leitura e você deseja bloquear.
Aí sim, você pode travar por aí.

Mas, se ele estiver somente leitura porque você só instalou um
SQLConnection e um SQLQuery, você pode botar essa propriedade como False
e mesmo assim ele não vai gravar. Note que a mensagem de erro abaixo é
do SQL, e não do Delphi, o Delphi apenas recebe-a do BD e a apresenta.
Ela não diz "field read-only", diz "column read-only".

Uma alternativa de acesso, mais mastigada, com um desempenho um pouco
menor e menos flexível, porém muuuuuuito mais simples, é usar um
SimpleDataSet, que já faz a função do "kit"de componentes que eu citei.

Falou?

Abraços!!!