[firebase-br] OFF TOPIC - OQUE É ESSE ERRO - ATTEMPTED UPDDATE OF READ-ONLY COLUMN

Adriano de F. Trindade trindade em desbrava.com.br
Qua Mar 23 16:47:47 -03 2005

O Delphi normalmente abre o banco Interbase/Firebird como read-only, ou
seja, somente leitura. Não é possível adicionar nenhuma operação, e
também somente é possível você avançar nos registros, nunca retroceder.

Para que ele permita a gravação e torne-se bidirecional, você tem que
usar camadas. Vais precisar de:

- 1 TSQLConnection, para acessar o banco. Basta um só para todas as tabelas.
- 1 TSQLTable ou TSQLQuery, ligado ao TSQLConnection, por tabela.
- 1 TDataSetProvider, ligado ao anterior, por tabela.
- 1 TClientDataSet, ligado ao TDataSetProvider, por tabela.

Com esse conjunto, você já pode acessar o banco via código. Para usar um
DBGrid da vida, você também vai precisar de um TDataSource, ligado ao
TClientDataSet, mas isso é opcional.

Ainda hoje eu postei esta solução, em maiores detalhes, sob o título
"Re: [firebase-br] DELPHI 7 + FIREBIRD 1.5 + DBexpress", dê uma olhada.

Falou?