[firebase-br] Indices compostos..

Otto ottofuch em terra.com.br
Sex Mar 11 21:52:36 -03 2005

Num armazem de dados (data warehouse) em formato de estrela, a identificação
dos registros (linhas) da tabela de fatos é práticamente uma chave primária
constituida pelas chaves primárias das tabelas de dimensões envolvidas.
Usando o exemplo do capítulo 2 Os Supermercados do livro Data Warehouse
Toolkit (Ralph Kimball, Makron Books, 1998, primeira edição) -- já que é
mais difícil inventar um exemplo na hora:

Dimensão tempo
  chave_tempo
Dimens!ao Promoção
  chave_promocao
Dimensão Produto
  chave_produto
Dimensão Loja
   chave_loja

Fato vendas
   chave_tempo,
   chave_produto,
   chave_loja,
   vendas_em_dolar,
   unidades_vendas,
   custo_em_dolar,
   contagem_de_clientes
   chave_promocao

Neste caso, a chave primária necessáriamente terá que ser composta com
muitos campos, sendo todos necessários simultâneamente para identificar um
dato específico. Ou seja, a chave primária é multidimensional, contendo as
chaves primárias de todas dimensões envolvidas.

E para obter-se o fato completo, há necessidade de envolvimento de todas as
tabelas de dimensões no select do sql.
100+
Otto