[firebase-br] Arquivos hosts e services

RedDevil reddevil em reddevil.eti.br
Ter Mar 8 11:14:55 -03 2005

ola Alexandre.
tudo bem contigo?
sincerely, espero que sim.

cara, talvez eu venha a escrever besteira, pois eu somente trabalhei com
esses 2 arquivos a cerca de uns trocentos anos atras, quando eu estava
tentando trabalhar com a BDE(eeca...;o) e com o InterBase 6 (aaarghhh...;o),
antes de descobrir o IBObjects e o Firebird...

mas eu posso afirmar com absoluta certeza que no arquivo "services" voce tem
que incluir a seguinte linha:
GDS_DB       3050/TCP
(isso se voce pretende acessar pela porta 3050, senao coloque o numero da
porta que voce vai usar).

agora, quanto ao "hosts" (talvez voce nao encontre esse arquivo... se isso
acontecer, eh porque ele esta como "hosts.sam"... basta renomea-lo ou
copia-lo para "hosts"), pelo que eu me lembro, o que nao eh muita coisa ("o
ministerio da saude adverte: sexo em demasia causa amnesia e outras coisas
que nao me lembro mais"... conveeencidooo...;o), voce tem que informar nele
o IP do servidor e o caminho local no servidor do banco de dados que voce
quer acessar, algo semelhante a isso æ abaixo:
192.168.45.6     /CaminhoDoBanco/Banco.FdB

mas, na minha modesta opiniao, eh bem mais pratico fazer todo esse lance no
componente que voce usa para se conectar ao banco (se ele te permitir fazer
isso, o que eu acredito que todos os componentes permitem, ate a
BDE(eeeca...;o) tem o Alias), colocando as informaçoes na propriedade
DatabaseName (ou o equivalente no teu componente), de modo que a string de
conexao fique semelhante a isso æ abaixo:
192.168.45.6/3050:/CaminhoDoBanco/Banco.FdB

[]s
força sempre.
ate +++

Luiz "RedDevil" Stefanski