[firebase-br] Conexao com java

Otto ottofuch em terra.com.br
Ter Mar 1 21:53:48 -03 2005

A curve de aprendizado é íngreme. Passei mais ou menos o mesmo tempo para
conseguir a primeira conexão. Não entendo nada de MySQL, mas instalei o
mesmo e tentei a conexão e conseguí. A dificuldade inicial não está no
Firebird, e sim no "driver" JDBC, o JayBird. Comece pelo artigo que está no
site Firebase. É bom.
Além disso, compre dois livros:
1) Java 2 Fundamentos, Swing e JDBC, de Ivan Mecenas, editora Alta Books. O
capítulo 14 tem como título "Conexão com o firebird e interbase.
2) Tudo o que você queria saber sobre JDBC .. mas ninguém quis (ou não
sabia) lhe responder, de Fernando Anselmo, editora Visual Books.
Para o seu bem, faça as tres coisas. Para seu bem, não vou-lhe dar o caminho
das pedras.
Hoje, no Suse Linux Professional que instalei semana passada, usando o
Firebird 1.5.2, mas um banco de dados criado sob o 1.03 no Windows que
copiei diretamente sem usar o processo de backupear e restaurar, acessei do
aplicativo Java com Jaybird e funcionou redondo. Também consegui acessar o
banco de dados no Suse Linux a partir de computador Windows 2000
Professional usando o IBConsole sem problemas (claro que agora não usando o
JayBird). Demonstra situações limites, e uma vez em produção, vou fazer como
manda o figurino.
Depois de você conseguir fazer usa primeira conexão, então podem trocar
idéias, desde que envolva sempre o Firebird.
[]'s
Otto