[firebase-br] aplicaçoes multi-banco...

RedDevil reddevil em reddevil.eti.br
Ter Jun 14 06:05:14 -03 2005

ola pessoal,

eu quero agradecer a todos que responderam e esta thread que eu coloquei
na roda...

domingo passado, quando eu comecei ela, eu nao estava nem conseguindo
dormir direito...

na boa, eu tinha acordado as 13:20 hs daquele domingo, estava chovendo e
eu nao consegui mais dormir... entao vim aqui para o meu micro...
;o)~~

falando serio agora... eu postei a msg de zoeira mesmo, pois estava mais
do que farto de todo aquele bla, bla, bla em torno do dbExpress que
tinha rolado na lista durante quase toda a semana...

mas no mesmo instante em que eu enviei a msg, acabou sendo baixada uma
msg do Danilo Rogerio, sendo que, apos ler ela, e depois as demais msgs,
como a do Eduardo, e tambem lembrando de outras coisas que o Thiago ja
havia escrito em epocas passadas, eu cheguei as seguintes conclusoes:

1 - existem aqueles que, assim como eu, possuem a liberdade de apostar
no Firebird, no seu potencial, etc e talz, e programar unica e
exclusivamente para ele/nele, chegando ao ponto de casar com ele e viver
feliz para sempre, sendo que esses podem se dar ao luxo de usar modos de
acesso nativos, que acessam exclusivamente o Firebird, como eu e meus
colegas fazemos com o IBObjects, e eu sei de um cara que faz com o MDO,
podendo tambem usar e abusar de todos os recursos existentes no
Firebird, pois o Firebird eh mais do que suficiente para as nossas
necessidades, e, segundo a minha opiniao, continuara sendo cada vez
mais, continuara crescendo ate mais rapidamente do que poderao vir a
crescer as necessidades que qualquer empresa...

2 - existem aqueles que, apesar de programarem usando o Firebird,
gostarem do Firebird, acreditarem no seu potencial, etc e talz, estao
sujeitos a, de repente, encontrarem um cliente em potencial que tem
todos os seus sistemas desenvolvidos para, por exemplo, o PostgreSQL, e
terem que desenvolver um sistema que acesse o PostgreSQL ou entao
abandonar a parada, deixar que outro faça o sistema... entao, para
esses, o dbExpress eh uma alternativa atraente como componente de acesso
a ser usado para acessar o Firebird e, se for necessario, outro BD...
quanto ao que diz respeito aos recursos do Firebird, cada um ja deve
estar procedendo como melhor lhe convem...

3 - assim como eu, que ja fico cabreiro quando ouço alguem fazer alguma
critica ao IBObjects, esses usuarios do dbExpress tambem devem sentir
alguma coisa ferver la no seu intimo ao lerem uma msg na qual eu chamo o
dbExpress de caca...

moral da historia: eu vou continuar considerando o IBObjects como o
melhor e mais completo componente de acesso ao FB/IB e o Firebird como o
melhor banco de dados existente na roda... vou continuar achando que o
dbExpress eh uma caca, mas nao vou mais me referir a ele como tal, pois
ao fazer isso, eu estou faltando para com o respeito a essas pessoas, e
o respeito aos nossos semelhantes eh algo fundamental na nossa vida...

[]s
força sempre!
ate +++

--