Re: [firebase-br] aplicaçoes multi-banco...

Francisco Thiago jeandeadlucky em yahoo.com.br
Seg Jun 13 12:07:11 -03 2005

Olá

Acredito que a paranóia não vá tão longe assim, é possível que se escreva
algumas rotinas mais simples no banco, como o incrementod e código por
exemplo.

A retirada das regras de negócio do banco é o que prega o paradigma de
Multi-camadas, que tem por objetivo, como você disse, tornar o processo de
migração entre bancos menos traumatizante. Afim de conseguir isso, toda a
regra de negócio é escrita em sistemas denominados Servidores de aplicação.
A grande vantagem, além da portabilidade, é que você consegue descentralizar
processos, como se estivesse trabalhando em cluster's...

Só que não é nada simples entrar neste modelo. Porque você precisa estar
afiado nos conceitos de POO. Se assim não for, você terá muito mais trabalho
do que o necessário para escrever a sua aplicação. Quando digo POO, falo de
aplicá-la a nível de tabelas mesmo, refletindo na aplicação todas as
procedures, triggers do banco em forma de eventos e métodos. Isso com
certeza não é nada fácil, principalmente pra quem não tem POO nos
neurônios... Até o sugeito entender quem tem que dar baixa no estoque...
foi-se muito tempo.

Outra coisa, o que ajuda muito na aplicação deste conceito é separar o
acesso aos dados da manipulação dos mesmos. O ClientDataSet se dispõe a
fazer isso e de forma sobrenome excelente. Ouvi dizer que existem outros
componentes que fazem o trabalho do CDS... se alguém souber, enriqueceria a
thread se nos dissesse.

E como cds, você vai conseguir toda a funcionalidade dos DataSet do Delphi.
então um código como o que você colocou não será necessário na aplicação.
(uma vez que a camada de manipulação, ou cliente, não mudará com tanta
constância).

Quanto ao IBO: Me disseram que ele é realmente muito bom. Mas a sua versão
para TDataSet, ouvi comentários que não é assim tão rápida. Então convém, eu
acho, usar outro componente que te ofereça algo mais... "já que na
velocidade ele empata"... no caso o DBXpress é uma boa pedida... ou até o
MDO... (outro que nunca trabalhei com ele... e não sei como é sua
performance com o FB).

Resumindo: Código genérico é o que há!

The True is on the code!

Francisco Thiago de Almeida
Enter&Plug Informática
Divisão: Desenvolvimento e Banco de dados
MSN: thiago em enterplug.com.br
Skype: enterplug_thiago