Re: [firebase-br] Alguém sabeseé possível embutir aGDS32.DLLdentro do aplicativo ???

Seg Jul 25 20:17:21 -03 2005

Leonardo Lima,

Agradeço sua boa vontade... Então espero que receba positivamente o que
escrevi abaixo.

Vejo que realizou vários comentários sobre este assunto, mas tenho a
impressão que não leu a (minha) mensagem que criou esta discussão.

Bom, gostaria de comentar o seguinte paragrafo "Imagine que você ganhe um
cliente que vai lhe pagar uma baba por mês de manutenção mas em todas as
máquinas existem outros sistemas..." O caso é justamente o contrário, a
GeraSoft informática é uma SoftHouse que produz os "outros sistemas". Não
recebemos nenhuma "baba" por mês para dar manutenção, ou ficar administrando
a rede do cliente, se ele quer este serviço, que pague um técnico.

Como uma empresa que desenvolve sofware de pacote na área contábil e fiscal,
com foco principalmente em escritórios de contabilidade e grandes empresas
(cujo carro-forte são os sistemas de contabilidade, escrita fiscal paraná e
folha de pagamento), não personalizamos os sistemas, e nem acrescentamos
recursos (adaptações) mediante pagamentos, ou exigência dos nossos mais de
150 clientes. Todos estes clientes (com seus mais de 150 servidores, seja
Windows 95, 98, NT workstation, 2000 Professional, 2000 Server, 2003, XP
home, XP professional, e até um doido que utiliza Windows Millenium, ou
linux Slackware, versões 8,9 e 10, Conectiva 7,8,9,10, RedHat 8 e 9, Fedora
Core 2, e outros) utilizam o FireBird SuperServer 1.0.2.821. Tendo a
instalação completa deste mesmo FireBird em todos os mais de 400 terminais
(nestas várias redes, sendo que em alguns clientes, o sistema é utilizado
num único computador, e em outros numa rede de 15 máquinas) espalhados em
várias cidades (somos paranaenses mas atendemos clientes até em Roraima),
então torna-se impossível saber com precisão o quê e como está instalado em
cada uma destas máquinas.

Desenvolvemos um aplicativo que faz um check-list para saber se o nosso
sistema irá funcionar, isto inclui a versão do windows, versão da ComCtrls,
atualização da MSVC*, versão do WinSock, disponibilidade das bibliotecas do
TCP/IP, configuração da rede (quantas placas, protocolos e Ip estão
disponíveis), nome do computador, versão do Internet Explorer, plus ou
ServicePack conforme for o caso, existência de qualquer versão do Interbase
ou FireBird, configurações regionais e idiomas do windows, etc... Graças à
nossa política de padronização e este programa, conseguimos efetuar a
instalação de um servidor windows com grande facilidade, mesmo por telefone
ou e-mail, e com outro sistema, conseguimos configurar (e atualizar) cada
terminal gastando 5 ou 10 minutos.

Quanto a alguns outros comentários seus, a existência da estrutura relatada
acima impede que atualizemos (de forma simples e prática) para o FireBird
versão 1.5, e não existe o IBconfig no FB 1.0. Graças a algumas deficiências
do Windows 9X, pode-se encontrar vários problemas quando duas versões
diferentes de um mesmo arquivo (GDS32.DLL) são carregadas na memória (o
famoso DLL HELL comentado pela MicroSoft). Estamos cogitando seriamente
utilizar aquela outra solução apresentada, de renomear a GDS32.DLL para
GDSFB10.DLL (e acrescentá-la na próxima atualização do sistema, que é feita
via web), mas ainda fica o problema daqueles que tem apenas um computador.
Se ao menos tivesse saído o FB 2.0, poderíamos forçar uma atualização dos
servidores Linux, e criar uma atualização personalizada do FB para trabalhar
numa porta específica (já tem muita gente utilizando a 3051), ou seja,
teríamos uma boa desculpa (novos recursos como o "execute block", colate
ptbr, melhorias nas rotinas de "auditoria") para visitar todos os clientes,
mas fazer isto com a versão 1.5, não vale à pena.

Decidimos esperar pela versão 8.0 do SEFIP (que sairá em breve) para
tomarmos uma decisão final. Esperamos (quase que inutilmente) que a CAIXA
tenha o bom senso de corrigir os SQLs do SEFIP para que ele funcione com o
FB 1.0 como foi prometido (e cumprido) inicialmente.

Só gostaria de frisar uma última coisa, Seja por telefone, e-mail, VNC,
TelNet, Terminal Server, atualização via WEB, etc..., (tentando eliminar a
visita pessoalmente ao cliente) temos vários meios para solucionar o
problema, mas estamos procurando a que seja menos traumática para os nossos
clientes.

PS: Como procuramos levar em consideração à legalidade das decisões da
empresa, e como sabemos que nenhum cliente irá comprar uma licensa do
VMWare, descartamos os conceitos de máquina virtual como solução para este
problema.

Sucesso,

Eduardo Jedliczka
Membro do TeamFB (FireBase)