Re: [firebase-br] o que seria mais rapido em minha aplicação

Marcelo Silva marcvan em ig.com.br
Seg Jul 18 09:15:06 -03 2005

Pense da seguinte forma...

Colocando as funções na sua aplicação:
Considere o seguinte:

while i <= 1000 do
    INSERT INTO TABELA CAMPO VALUES VALOR
end;

O aplicativo pergunta o banco responde 1000 vezes (utiliza-se bastante a
rede)
é como você passar um balde de agua a cada vez...

Colocando no banco:

sp.prepare -> sql = INSERT INTO TABELA CAMPO VALUES ?
while i <= 1000 do
    sp.execute(Sql, Valor)
end;

desta forma o banco se prepara uma unica vez e aguarda até que seja enviada
o final da transação.

é como se voce dissesse: prepare-se que la vem bomba :-)

Outro ponto é que você terá que investir (memoria e processamento) em uma
unica máquina - no caso o servidor - para que sua aplicação ganhe agilidade.

O interessante de tudo isso é que se você quiser desenvolver em equipe você
pode controlar sua aplicação atravéz do banco... dificultando um pouco
aqueles chupins :-)

Mas como comentado pelo nosso colega abaixo... você perde a portabilidade (o
que não acho muito negativo pois o FB é um excelente banco e pode ser
recomendado sem problemas)

* Agora lembre-se... sua pergunta veio na lista do firebird :-) cabe a você
decidir :-)

Marcelo Silva
Cel. 11 9693-4251
ICQ - 49224093