[firebase-br] FindNearest x Where like %

Lucas Zampar firebird em zampar.com.br
Sex Jul 1 01:19:16 -03 2005

Após o tópico "Modo que o DBExpress trata o sql", consegui entender um
pouco melhor como funciona essa camada, e as vantagens de se trabalhar
com indices pelo servidor.

Então vem uma dúvida: na minha aplicacao tenho que fazer uma consultar
em uma tabela conforme o usuário vai digitando (evento onChange do
Edit), o ponteiro tem que ir apontando para o registro mais proximo
(FindNearest), porém  se eu for fazer a consulta com "where campo like
%", além dela ficar lenta, os registros vão minimizando. Neste caso,
teria que usar o FindNearest mesmo nao é? porém será feito o fetch all
na tabela.... =/.

Levantei todas essas dúvidas de índices nesses dois tópicos devido o
seguinte:
Há algum tempo, meus clientes tem reclamado que vem sumido registros do
programa, alguns registros como o banco de dados de clientes estão com
quase todos campos cadastrados com excessao do nome do cliente que sumiu
do nada. Estranho não? Já revisei todo o fonte, e sempre minhas
suspeitas se afunilaram nos indices. Pelo SQLMonitor, ele não me mostra
erro algum.... Vocês tem alguma outra suspeita?

Mais uma vez,
Obrigado!!!!

[]'s
Lucas Zampar Bernardi