[firebase-br] OFF-Planilha de custo de desenvolvimento

Otto ottofuch em terra.com.br
Qui Jan 27 17:44:34 -03 2005

Existem vários métodos.
Um é o método do cara que não sabia matemática queria ganhar 10% em tudo.
Assim multiplicava o custo de aquisição por dez.
Outros usam um número mágico. Por exemplo, pegam o valor (por exemplo o seu
hora trabalhada * horas despendidas no projeto) e multiplicam por um número
mágico, por exemplo 2.  O número é mágico porque não tem base racional, foi
escolhido arbitráriamente.
Outros usam um fator de ignorância. Ignorância, no caso, significando
ignorar. Ignorar os imprevistos, ignorar o tempo que o cliente vai te dar
chá de cadeira, ignorar que o iss vai aumentar, ignorar as dificuldades que
a lei de Murphy vair apresentar, e assim por diante, ignorar se a receita
total do mês vai cobrir os custos fixos e sobrar ainda alguma coisa para
viver, e assim por diante. Ignorar as rasteiras que os concorrentes vão dar.
Mesmo a Microsoft que vende software em caixinha está se movendo em direção
a não mais vender o direito de uso de seus produtos, e sim, aluga-los por um
período anual, com direito de renovação, como os antivirus e outros já
fazem. O que a IBM fez desde o início com seus mainframes e seu software.
Pessoalmente que atualmente atuo só (antes fui sócio de uma firma de
auditoria de âmbito nacional), acho que não vale a pena elaborar um sistema
para um único cliente vendendo o produto para ele. Ele difícilmente estará
disposto a pagar siquer o custo de produção do aplicativo. O jeito é
produzir um aplicativo que possa eventualmente também ser alugado a outros
interessados, e cobrar uma mensalidade de cada um. Para quem tem uma firma
com custos fixos, empregados etc fica mais difícil pois eles representam a
efetiva saida de dinheiro, o que requer capital de giro, que não pode ser
alimentado por financiamentos, mas pelo giro, por lucros.
Apresentei apenas alguns pensamentos, já que não conheço o seu contexto.
100+
Otto