[firebase-br] Novato em FB

Eduardo Jedliczka eduardo em gerasoft.com.br
Seg Jan 17 17:01:20 -03 2005

Gustavo, para podermos ter alguma idéia, seria bom, que você postasse qual o
hardware proposto (ou existente) do servidor.

Mas já adianto, por enquanto o FB não faz uso de máquinas multiprocessadas,
portanto, dependendo do hardware do servidor, recomendo esperar pela versão
2.0 do FB antes de migrar.

Outra coisa, serão 5 Milhões de registros em uma única tabela ou em várias
tabelas relacionadas ? Esta tabela está normalizada corretamente, existem
índices coerentes com as pesquisas que serão realizadas (like "%xxx%" não
usa índices).

E uma última consideração, se forem 65 usuários concorrentes (simultâneos) e
com alta demanda, acho que o FB não dará conta do recado, e numa máquina
comum, o MS-SQL também não.

Se forem 20 ou 30 usuários concorrentes com um total de 65 e com demanda
baixa / média o FB poderá dar conta de 5.000.000 de registros com boa folga.

Realizamos um teste certa vez de uma base de lançamentos contábeis com 2
milhões de registros, e a performance ficou ligeiramente inferior à base
real de 200.000 registros. Ou seja, utilizável desde que não dê um FetchAll
(trazer TODOS os registros para os terminais).

[s]

Eduardo Jedliczka
GeraSoft Informática
Apucarana - PR