Re: [firebase-br] Versões FB

RedDevil reddevil em reddevil.eti.br
Ter Jan 11 23:58:09 -03 2005

----- Original Message -----
From: "Adriano Gomes" <firebase em ig.com.br>
To: <lista em firebase.com.br>
Sent: Tuesday, January 11, 2005 4:48 PM
Subject: [firebase-br] Versões FB

- Utilizo o IB 6 + D7 + IBX a 2 anos e estou querendo fazer testes com o FB
para possível migração.
R - esta æ uma boa ideia...
;o)

1-Gostaria de saber qual a diferança entre a versão pdb e a não pdb
disponível para download no SourceForge.
R - nao sei e nao posso ver agora... (putz... assim fica maus... deixa eu
explicar o drama... nao eh por ma vontade, mas sim por falta de tempo...
tipow a gente tem ate o proximo dia 15 para fechar tudo la no hospital e,
portanto, estamos na maior correria...;o), mas eu usei a versao "nao pdb", a
Firebird-1.5.2.4731-Win32.exe, e ela me instalou legal o Firebird...

2-Posso instalar o FB junto com o IB na mesma máquina? Se sim, como?
R - pode sim... para maiores detalhes, consiga a ediçao # 50 da revista
ClubeDelphi, ou entao, tente se achar na proxima msg que eu vou postar na
lista...
;o)

3-Posso utilizar o IBConsole com ele? Existe algum equivalente ao IBConsole
(free)?
R - eu nao sei se eh possivel utilizar o IBConsole com o FB, pois quando a
gente passou a utilizar o FB, eu adotei a filosofia "SGBD novo, ferramenta
administrativa nova" mas no site da FireBase, em "Top downloads", voce
encontra o link para duas boas opçoes gratuitas, o IBExpert Personal e o
IBOConsole (este ultimo tem a lata do IBConsole...;o).

4-Posso ter problemas com o IBX? Quais? Existe algum outro meio melhor
(free) de fazer a conexão? Qual a vantagem em relação ao IBX?
R - futuramente voce podera vir a ter problemas com o IBX sim, e somente
Deus e a boR$land sabem quais serao eles, pois o IBX eh responsabilidade da
boR$land, e esta, com toda a certeza, nao tem o menor interesse em manter a
compatibilidade do IBX com o Firebird...

e existe um meio de conexao com o FB que eh cerca de umas trocentas vezes
melhor do que o IBX, nao eh freeware, mas sim trustware, dependendo da
situaçao, voce pode conseguir uma licença para uso gratuito, mas mesmo que
voce tenha que pagar por ele, eu te garanto que o investimento vale a
pena...
para maiores detalhes, de um look no link æ abaixo, onde voce vai encontrar
tudo sobre o fantastico IBObjects, inclusive comparativos com outros meios
de acesso...

http://www.firebase.com.br/fb/IBO.html

Obrigado.
R - de nada...