Re: [firebase-br] Indices compostos criar ou não criar??

Daniel / Tecnobyte temp em tecnobyte.com.br
Ter Jan 4 23:22:16 -03 2005

> A dúvida é devo criar um indice(PK) por NrLancto+DtVencto, ou devo
> manter a PK como o Numero de lancto que é autoInc e criar um outro
> indice apenas pela data de vencimento, estou pensando em nível de
> performance e também tenho lido em alguns e-mails que não é
> aconselhavel criar chaves primárias compostas.

Eu criaria a seguinte estrutura:

Código do lançamento - chave primária.
Código do representante - chave estrangeira ligando à tabela de
representantes.
Vencimento - com índice

Note que a chave primária e a chave estrangeira já terão índices por padrão.
Então criaria somente o índice para o vencimento. Nas suas consultas seria
rápidas vários tipos de consultas:

1. Lançamentos de um representante num dado período.
2. Lançamentos de todos representantes num dado período.
3. Lançamentos de uma data de todos os representes.

Atenciosamente.

Daniel P. Guimarães
Tecnobyte Informática
www.tecnobyte.com.br