RES: [firebase-br] Dicas para desenvolvimento de aplicacao com firebird

Sérgio E sergioernesto em uol.com.br
Qua Fev 9 20:06:46 -03 2005

Não consigo instalar o trial do IBO no Delphi 2005.

Diz q falta o IB_Components.dcu, alguém pode me ajudar. Já tentei a
lista internacional do IBO, e contatar o próprio site, mas até agora não
obtive resposta. Estou precisando com uma certa urgência...

Desde já agradeço se alguém puder fazer alguma coisa por mim!

Sérgio E.
sergioernesto em uol.com.br

-----Mensagem original-----
De: lista-bounces em firebase.com.br [mailto:lista-bounces em firebase.com.br]
Em nome de Thiago - Enter&Plug Software
Para: FireBase
Assunto: Re: [firebase-br] Dicas para desenvolvimento de aplicacao com
firebird

Eduardo,

>Explico no IBO ao realizar um updade, este comando é enviado
diretamente ao
>Banco e não fica esperando por um ApplyUpdates... e após isto, o IBO
>recarrega "apenas" este registro, permitindo a navegação normalmente
nos
>registros que se encontram no cache local.

Certo, mas e quando eu tenho uma venda, por exemplo? ou tenho de alterar
uma
porção de itens. Tá certo que tem a questão da Transação, mas deixá-la o

mínimo de tempo aberto para evitar deadlocks não seria o mais ideal?

>a Query NÃO fecha!!!

Acredito que a query não fecha por ter as informaçõe em cache...

>Mas antes de alterar um registro o próprio componente recarrega este
>registro evitando assim, alterar uma versão antiga.

Não seria desnecessária esta recarga, uma vez que com um simples Updater
com
WhereAll já identificaria a modifição no tal registro? Sem contar, que o

registro está sendo RECARREGADO...

>Em certas circunstâncias pode ser necessário manter "sempre" a última
>versão
>do registro, neste caso o IBO pode ser configurado para trabalhar desta
>forma.

Interessante.. como o componente faz isso?

As respostas que você me deu, falam sobre a arquitetura do IBO. Eu
gostaria
de saber como ficaria estruturada uma aplicação multicamadas usando o
IBO...
Com ClientDataSet também? Neste caso teriamos cache em dois lugares
diferentes, quando o interessante é ter em apenas um, no caso, no
cliente.
Existe uma forma de desabilitar o cache do IBO, tornando ele
Unidirecional?

Quero deixar claro que não tô afim de fazer apologia a este ou aquele
componente... só estou querendo saber como funciona o IBO... pois,
confesso
que de tanto ouvir falar dele, já deu até vontade de usar :-D

Obrigado mais uma vez Eduardo!

Thiago

Não desenvolvemos aplicativos N-Tier, apenas 2 Camadas, o velho C/S
(Cliente/Servidor)...

Mas a questão é a seguinte, o IBO tem cache sim, mas ela não é em nada
semelhante ao CDS...

[...]
registros que se encontram no cache local. e após um Commit, a Query NÃO
fecha!!!

[...]

Quanto ao Multi-tier, não vejo problemas, apenas acho que pode ser
adotada
outras soluções como um componente mais leve...

[s]

PS: Não sei se consegui responder sua dúvida, qquer coisa, pergunte...

Eduardo Jedliczka
Gerasoft Informática
Apucarana - Pr