[firebase-br] Firebird for DOS. Alguma chance?

Otto ottofuch em terra.com.br
Seg Dez 12 11:44:02 -03 2005

Ou, em vez de usar uma máquina que rode Windows, usar uma máquina que rode
Linux (por exemplo, Novell Suse Linux - eu instalei a versão 10 num
computador, foi um show), na qual você nem precisa instalar a interface
gráfica e só o que é preciso para rodar o Firebird.
Bancos de dados relacionais que rodam práticamente em qualquer versão do
NetWare (NLMs):
Pervasive SQL (novo nome do Btrieve, que a Novell vendeu há alguns anos)
c-tree plus da Faircom.
No NetWare 6:
MySQL (como é a versão comercial, ao adquirir a licença do NetWare, já
adquire e licença do MySQL incluida).
PosgreSQL
Como é desenvolvido em Java, o Apache Derby certamente funciona (foi
colocado como open source pela IBM, a versão comercial chama-se cloudscape).
100+
Otto

----- Original Message -----
From: "joel Correa" <joel em kroma.inf.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Sunday, December 11, 2005 9:22 PM
Subject: Re: [firebase-br] Firebird for DOS. Alguma chance?

Olá André.
A resposta é não. Não irá rodar mesmo!
Explico: O DOS a que vc se refere na novell é só para executar um
arquivo chamado server.exe que se encarrega de montar os volumes onde
roda o sistema operacional netware. Ao qual o Firebird ou Interbase não
tem suporte. Tal suporte só existe para bancos de dados antigos com
oracle(é o unico relacional que lembro que roda no netware). Quanto a
rodar TCP/IP no netware funciona sem problemas mas não adianta porque o
IB ou FB server não rodará no netware.

Acredito que a forma mais facil de resolver este problema. Se vc precisa
mesmo continuar com servidor novell. Seria mudar o netware de ipx/spx
para tcp/ip e Usar uma maquina com uma configuracão boa que rode windows
e instalar nesta maquina o FB assim você não terá que mexer no servidor.
E poderá rodar a tua aplicacão que usa FB. Outra coisa se vc achar
difícil mexer no netware, pode usar o tcp/ip em paralelo com o ipx/spx
que funcionará sem problemas.

Espero ter ajudado
[]'S
t+.