[firebase-br] Otto - Firebird Book

Otto ottofuch em terra.com.br
Seg Dez 5 16:51:36 -03 2005

Willian,
o Firebird Book está para ser publicado em português a qualquer momento.
Segundo me informou o Paulo André, dono da Editora Ciência Moderna, houve
algum problema com a tradução que o revisor questionou. Saiu recentemente a
segunda edição do livro Java, Fundamentos, Swing e JDBC, de Ivan Mecenas,
editora Alta Books, 2005, cujo capítulo 14 tem como título "CONEXÃO COM O
FIREBIRD".
A maioria dos livros que eu compro são em inglês, e em geral, compro na
amazon.com pagando com cartão de crédito internacional. No site da editora
Apress (que editou o orignal do Firebird Book) tem muitos livros sobre os
mais diferentes aspectos do Java.

 * Java SDK 1.4   (programacao)
Uso, mas a versão seguinte já dobrou a esquina e já domina os livros
publicados mais recentes.

  * Netbeans 3.6  (ambiente RAD)
Tenho um livro sobre o NetBeans, mas por ora não uso nem o NetBeans, nem
qualquer outro IDE. Diferentemente do Visual  Basic, Delphi ou C++ Builder,
não se aprende bem o Java começando com um IDE tipo NetBeans . Assim, por
ora uso, no Windows, o bloco de notas, e no Linux, qualquer um dos muitos
editores de texto disponíveis. Mais adiante, vou usar o Netbeans.
  * ArgoUML         (modelagem UML)
Não uso.
  * CA-ERWin       (modelagem E-R)
Não uso. Alias E-T (Entidade - Relacionamentos) não vai tão bem com
orientação a objetos.

  * JayBird-2.0.0JDK_1.5 ( JDBC Bridge)
Uso,  mas os livros são sobre JDBC e não o JayBird em sí.

  * InnoSetup     (instalador)
Funciona com Java e arquivos .jar?

[]'s
Otto