[firebase-br] Driver pra Acesso e Configuração da porta.

RedDevil reddevil em reddevil.eti.br
Sáb Ago 27 18:58:11 -03 2005

ola Mário,

Post By Mário Júnio:
> Pessoal, estou começando agora com o FireBird, e estou querendo saber se
> vocês podem me dizer onde baixar um driver pra acesso DbExpress, no Delphi.
> Por que eu tô utilizando o Driver do Interbase, mas me parece que tem muita
> incompatibilidade...

cara, faça um favor a si mesmo, tome uma decisao que mudara toda a tua
vida, facilitando ela para caramba, e use o IBObjects para acessar o
Firebird...

http://www.firebase.com.br/fb/IBO.html

> Outra coisa que quero saber é como configurar o FireBird pra rodar noutra
> porta, [cut]

para alterar a porta do servidor Firebird, va ate a pasta de instalaçao
do Firebird, geralmente:
\Arquivos de programas\Firebird\Firebird_1_5

e ae use um editor de textos puro, como, por exemplo, o "edit" do DOS ou
o "notepad" do windows para editar o arquivo "firebird.conf", e nesse
arquivo procure pela entrada "RemoteServicePort", em "TCP Protocol
Settings"... essa entrada vai estar como ae abaixo:
#RemoteServicePort = 3050

remova o sinal de comentario ("#"), e deixe ela assim:
RemoteServicePort = 3051

caso a porta 3051 esteja sendo usada no servidor para outra finalidade,
coloque outro numero no lugar de 3051...

[]s
força sempre.
ate +++

--