RES: [firebase-br] Equivalente a ROWNUM do Oracle

eduardo eduardo em icontroller.com.br
Sex Ago 12 16:27:47 -03 2005

> Mais uma coisa que eu tava vendo: o que vc acha do uso de generators, ou
> então o sequence para FB2? Antes de inicializar a consulta zero o generator
> e faço a consulta. Vc acha que é uma boa solução?

Outro problema da abordagem com generators é que ele será gerado na
obtenção da linha (tupla). Se a consulta tiver um ORDER BY por outro
campo, o campo relativo ao GEN_ID estará fora de ordem.

Ex:
   SELECT CIDADE, NOME, GEN_ID(TEMP,1) FROM CLIENTES
   ORDER BY 1,2

Pode trazer

CTB XUXA 3
RIO ABEL 5
RIO ZICO 2
SAO ARÃO 4
SAO MIRO 1

dependendo da ordem física destes registros na tabela.
Sem o ORDER BY a seqüência do GEN_ID seria respeitada.

[]s Eduardo