RES: RES: [firebase-br] Equivalente a ROWNUM do Oracle - CONCLUSÃO

Rafael Cabral rafael.cabral em intercraft.inf.br
Sex Ago 12 17:07:15 -03 2005

Muito obrigado a todos que tiraram um pouco do seu tempo para me ajudar.

No meu caso específico, o generator funciona bem. Pois não preciso ordenar a
consulta e nem inserir dados que contenham chaves primárias, porém queria
manter uma sequência e pelo menos na rotina que estou implementando está se
saindo muito bem. Mas com as dicas de vcs, vou pensar duas vezes antes de
tentar implementar o que fiz porque realmente pode dar algum problema.

[]s,

Rafael Cabral

-----Mensagem original-----
De: lista-bounces em firebase.com.br [mailto:lista-bounces em firebase.com.br] Em
nome de eduardo
Enviada em: sexta-feira, 12 de agosto de 2005 16:28
Para: lista em firebase.com.br
Assunto: Re: RES: [firebase-br] Equivalente a ROWNUM do Oracle

> Mais uma coisa que eu tava vendo: o que vc acha do uso de generators,
> ou então o sequence para FB2? Antes de inicializar a consulta zero o
> generator e faço a consulta. Vc acha que é uma boa solução?

Outro problema da abordagem com generators é que ele será gerado na obtenção
da linha (tupla). Se a consulta tiver um ORDER BY por outro campo, o campo
relativo ao GEN_ID estará fora de ordem.

Ex:
   SELECT CIDADE, NOME, GEN_ID(TEMP,1) FROM CLIENTES
   ORDER BY 1,2

Pode trazer

CTB XUXA 3
RIO ABEL 5
RIO ZICO 2
SAO ARÃO 4
SAO MIRO 1

dependendo da ordem física destes registros na tabela.
Sem o ORDER BY a seqüência do GEN_ID seria respeitada.

[]s Eduardo