RES: [firebase-br] Conexao Fantasma ao Firebird : A/C Carlos Cantu

Antonio Telvio - TronSoft antonio em tronsoft.com.br
Qui Ago 11 18:43:44 -03 2005

Prezado Marcio,

obrigado pela informacao.

Prezado Carlos,
vc que tem proximidade com os desenvolvedores do Firebird, conseguiria
perguntar diretamente pra eles sobre esse assunto? Parece bobagem, mas nao
creio que seja, uma vez que influencia na performance (eleva o processamento
em determinados momentos de idle) e, por ser mais usuario conectado, deveria
ter documentacao sobre isso em algum lugar... Sera que é realmente o servico
de sweep? E se for, será que é somente este serviço?... sera que existe
alguma outra importante funcao que este processo faz?

sds
Antonio Telvio

-----Mensagem original-----
De: lista-bounces em firebase.com.br
[mailto:lista-bounces em firebase.com.br]Em nome de Marcio André
Para: FireBase
Assunto: Re: [firebase-br] Conexao Fantasma ao Firebird

Não encontrei! Acabei descobrindo por tentativas.

Há algum tempo atrás esse problema acontecia com muita freqüência no meu
sistema e hora ou outra essa conexão "fantasma" aparecia. Procurei muito por
alguma informação, mas não encontrei.

Em um teste reparei que se eu baixasse o serviço do Firebird e tornasse a
ativá-lo, o usuário "SQL Server" voltava a conectar no banco. Tentei então
desativar o sweep (sweep interval = 0), baixar e subir o serviço do
Firebird. Desde então a conexão não apareceu mais.

Concluí que essa conexão é aberta pelo próprio Firebird para fazer o serviço
de sweep do banco.

Hoje em todos os clientes meus eu desativo o sweep automático e meu sistema
faz esse serviço a cada certo tempo.

Marcio.