[firebase-br] tSimpleDataSet

Eduardo Pereira ecunha-listas em superig.com.br
Ter Ago 9 03:20:02 -03 2005

Augusto,

Conforme os colegas já disseram, deve ser usado o trio SQLDataSet /
DataSetProvider / ClientDataSet, da seguinte forma:

- O comando SQL fica no SQLDataset (na propriedade "CommandText)". A
propriedade "CommandType" deve ser "ctQuery". Também deve ser indicado o
componente SQLConnection que está sendo usado para a conexão com o BD.
- O DataSetProvider deve apontar para o SQLDataSet pela propriedade
"DataSet"
- O ClientDataSet deve apontar para o provider pela propriedade
"ProviderName"
- A abertura e o fechamento da query deve ser feita sempre pelo
ClientDataSet.
- Se a query for um join, deve ser indicada a tabela que será atualizada
pelo evento "OnGetTableName" do DataSetProvider
- A função que era desempenhada pelo TUpdateSQL no dbExpress é feita pelo
DataSetProvider. É possível, inclusive, interferir nas atualizações através
dos eventos do DataSetProvider, como por exemplo "BeforeUpdateRecord" e
"BeforeUpplyUpdate".
- Os DataSources devem sempre apontar para o ClientDataSet.

[]'s
Eduardo Pereira