Re: [firebase-br] MEU BANCO DE DADOS AGORA É FIREBIRD 1.5.2

RedDevil reddevil em reddevil.eti.br
Sáb Ago 6 09:04:09 -03 2005

ola Luís,

[cut]
> a tela do FB é parecido com prompt de comando do Windows?

hummm, se voce esta se referindo ao ISQL, sim, ele eh executado no prompt...

> Tbm, como ainda estou aprendendo os SQL da vida... como faço pra
> acessar os bancos já existentes?

voce acessa os teus bancos de dados usando um aplicativo teu, os
utilitatios nativos do Firebird ou uma ferramenta administrativa, como o
IBOConsole (se voce esta acostumado ao IBConsole) ou entao o IBExpert...
voce encontra essas duas ferramentas no site da FireBase
(http://www.FireBase.com.br), em "Top downloads" na pagina inicial do
site...

> Pra criar e a mesma coisa do IB? E o
> componente IB_SQL e o mesmo IBObjects?

Luís, o Firebird foi desenvolvido a partir do codigo fonte do Interbase
6.0, portanto, eh a mesma coisa, com muuuitos bugs corrigidos e alguns
recursos adicionais, etc e talz... a administraçao do Firebird eh
praticamente identica a do Interbase...

e o IB_SQL eh um utilitario que acompanha o IBObjects, o qual eh um
componente de acesso...

cara, procure dar uma lida nos artigos, no FAQ, tipow assim devore tudo
o que voce encontrar disponivel na FireBase, para voce se orientar melhor...

tem esse livro cujo link eu estou colando ae abaixo que seria bom voce
ler, e mante-lo sempre maos para consultas... tipow assim faça dele a
tua biblia do Firebird...
;o)

http://www.firebase.com.br/fb/livro/fbessencial/fr_index.html

boa sorte...