Re: [firebase-br] IBO será que é tão rápido?

Joelson - Souzamark joelsonss em yahoo.com.br
Sex Ago 5 11:01:24 -03 2005

Caro RedDevil...

Para substituir a DBGrid eu uso o StringGrid e para o lookupcombo
se eh q eu estou me recordando bem a sua função eu troquei pelo um
simples join na query e mostro o resultado num TLabel ou TEdit, depende,
eu me animei em desenvolver assim depois de uma rapida aventura pelo
java (linguagem q eu pretendo migrar em breve) e vi que lah num tinha
as classes dbware, e da forma q eu desenvolvo hj bastaria reescrever as
rotinas na sintaxe do java fazendo as adaptações necessarias, creio que
a migração será menos ardua... e agora depois das rotinas de insert's e
afins
todas criadas ficou muito mais rápido o desenvolvimento... basta eu popular
um form com os TEdit's e colocar e setar a propriedade Name para os seus
respectivos campos da tabela... eu cheguei a fazer uns testes com o IBO,
mas eu não usaria quase nada do q ele me oferece se eu continuasse a fazer
da forma que faço... então decidi pelo MDO que está atendendo bem as
necessidades... pois uso apenas 2 componentes fora o de conexão e transação
que eh o TMDOSql(insert's, update's, delete's) e o TMDOQuery(Select's)...
vou postar aqui a minha rotina que executa os insert's e afins...

*ps: os sql's são criados dinamicamente...

//executa uma instrução sql
procedure TModule.ExecuteSqlCode(Sql:string);
var
  ExecuteSQL:TMDOSQL;
begin
  if (GarbageCollection=nil) then
    GarbageCollection:=TForm.Create(Self);

  ExecuteSQL:=TMDOSQL.Create(GarbageCollection);
  ExecuteSQL.Database:=Base;
  //abre uma transacao
  if not Transac.InTransaction then
    Transac.StartTransaction;
  try
    //insere o log da tabela
    ExecuteSQL.SQL.Text:='INSERT INTO LOG (SQL_LOG) VALUES
('+#39+StringReplace(Sql,#39,#39#39,[rfReplaceAll])+#39+')';
    ExecuteSQL.ExecQuery;
    //passa o sql
    ExecuteSQL.SQL.Text:=Sql;
    //executa o sql
    ExecuteSQL.ExecQuery;
  except
    Transac.Rollback;
    MsgDlg('Erro ao executar a SQL: '+#13+E.Message,mtError,[mbok],mrOk);
  end;
end;

*ps2: hehehehe... dizem que programadores são meio loucos então cada louco
com a sua mania.. :-)

sem mais
Joeslon