[firebase-br] IBO será que é tão rápido?

toninhonunes toninhonunes em ig.com.br
Ter Ago 2 16:21:09 -03 2005

Olá Pessoal,

Vem utilizando o IBO á 2 (dois) anos aproximadamente, tem recursos muito
interessantes, mas com o tempo eu tenho percebido que ele não é tão rápido a
ponto de ser muito superior a outros engines de acesso ao
Firebird/Interbase.

Fazendo testes com o dbxpress usando o driver UIB a carga do formulário e a
resposta dos dados numa consulta é espantosamente rápida, eu frenquento
assiduamente a lista do IBO yahoo e não vejo o que pode ser a lentidão na
primeira carga do formulário, na segunda vez ele já responde mais rápido,
mas acho que não deveria ser assim, o datamodule é criado na execução da
aplicação, portanto quando o formulário é criado, só tem o trabalho de
entrar em modo Search o IB_Query.

Tenho um formulário que ele demora uns 8 segundos pra carregar, tem muitos
campos e obviamente muitos dados, e o TIB_Query sempre inicia em modo
Search; as propriedades AutoFetchAll = false e FetchWholeRows = false.

Eu uso consulta parametrizada, então não entendo porque essa demora na
carga, eu uso na maioria das minhas tabelas, domains, tem lido que se
habilitar a propriedade SCHEMACACHEDIR o aplicativo acelera, mas ao
contrário, eu achei que ficou mais lento, todos as IB_Query tem os KeyLinks
definidos corretamente, uso componentes dataware puro IBO nativo, e parece
que esse componentes demoram desenhar ou carregar os dados, penso que seja
isso.

Não uso lookups, apenas uma tabela está relacionada no tabela principal
usando inner Join e os indices estão sendo carregados corretamente conforme
o IBO mostra nos testes, até formulários com 3 campos, demora um pouco,
tipo, 2 segundos, com dbx é instantâneo, o IBX também quando utilizada se
mostra até mais rápido. Se alguém tem algum truque a mais pra descobrir como
acelerar esse acesso, eu agradeço.

IBO 4.5B
Delphi 7
Firebird 1.03