Re: [firebase-br] IBO será que é tão rápido?

Ter Ago 2 16:39:48 -03 2005

Tudo tem um preço: A inteligencia embutida no IBO faz com que ele não
seja tão rápido comparado com operações básicas executadas com outros
componentes mais "crus".

Sugiro que vc use um SQLMonitor pra ver porque a carga da primeira vez
é mais demorada. Provavelmente está havendo a preparação dos comandos,
etc. O monitor pode lhe dar pistas pra otimizar o seu processo.

Mas na minha opinião, o IBO continua sendo o melhor componente de
acesso pra FB.

[]s
Cantu (Membro do TeamFB - FireBase)
http://www.warmboot.com.br
FireBase - http://www.FireBase.com.br

t> Olá Pessoal,

t> Vem utilizando o IBO á 2 (dois) anos aproximadamente, tem recursos muito
t> interessantes, mas com o tempo eu tenho percebido que ele não é tão rápido a
t> ponto de ser muito superior a outros engines de acesso ao
t> Firebird/Interbase.

t> Fazendo testes com o dbxpress usando o driver UIB a carga do formulário e a
t> resposta dos dados numa consulta é espantosamente rápida, eu frenquento
t> assiduamente a lista do IBO yahoo e não vejo o que pode ser a lentidão na
t> primeira carga do formulário, na segunda vez ele já responde mais rápido,
t> mas acho que não deveria ser assim, o datamodule é criado na execução da
t> aplicação, portanto quando o formulário é criado, só tem o trabalho de
t> entrar em modo Search o IB_Query.

t> Tenho um formulário que ele demora uns 8 segundos pra carregar, tem muitos
t> campos e obviamente muitos dados, e o TIB_Query sempre inicia em modo
t> Search; as propriedades AutoFetchAll = false e FetchWholeRows = false.

t> Eu uso consulta parametrizada, então não entendo porque essa demora na
t> carga, eu uso na maioria das minhas tabelas, domains, tem lido que se
t> habilitar a propriedade SCHEMACACHEDIR o aplicativo acelera, mas ao
t> contrário, eu achei que ficou mais lento, todos as IB_Query tem os KeyLinks
t> definidos corretamente, uso componentes dataware puro IBO nativo, e parece
t> que esse componentes demoram desenhar ou carregar os dados, penso que seja
t> isso.

t> Não uso lookups, apenas uma tabela está relacionada no tabela principal
t> usando inner Join e os indices estão sendo carregados corretamente conforme
t> o IBO mostra nos testes, até formulários com 3 campos, demora um pouco,
t> tipo, 2 segundos, com dbx é instantâneo, o IBX também quando utilizada se
t> mostra até mais rápido. Se alguém tem algum truque a mais pra descobrir como
t> acelerar esse acesso, eu agradeço.

t> IBO 4.5B
t> Delphi 7
t> Firebird 1.03