[firebase-br] Bug no FireBird ?

tel.fire tel.fire em lpnet.com.br
Ter Ago 2 09:08:29 -03 2005

Bom dia lista !

Estou fazendo um select, criando alias para algumas tabelas e acho que o
firebird está se perdendo. Ou eu que não estou entendendo o que está
acontecendo. Aí vai a select:

SELECT SGAFEmprestimo.*, SGAFPessoas.nm_pessoa, Beneficiario.cd_pessoa
cd_pessoabeneficiario, Beneficiario.nm_pessoa nm_beneficiario,
      SGAFProduto.ds_produto, Itens.qt_item, Itens.cd_item,
Itens.dt_devolucaoprevista, Itens.vr_emprestimo, Itens.vr_outros
FROM SGAFEmprestimo
 LEFT JOIN SGAFItensEmprestimo Itens ON ( SGAFEmprestimo.nr_emprestimo =
Itens.nr_emprestimo )
 LEFT JOIN SGAFPessoas ON ( SGAFEmprestimo.cd_pessoa = SGAFPessoas.cd_pessoa
)
 LEFT JOIN SGAFProduto ON ( SGAFProduto.cd_produto = Itens.cd_item )
 LEFT JOIN SGAFPessoas Beneficiario ON ( Beneficiario.cd_pessoa =
Itens.cd_pessoabeneficiario )

A tabela de SGAFPessoas serve para "clientes" e "dependentes" e ele não
consegue disvincular. Quando eu incluo o join do beneficiario, o "cliente"
logo acima, traz o nome do beneficiário ao invés do cliente. Os dois nomes
vem do dependente. O certo seria vir os dois separadamente, pois,
teoriacamente estou "criando" uma nova tabela com alias.

Será que consegui explicar o que acontece ..?

Valeu
Tel.