Re: [firebase-br] Será que tem jeito desse select ?

Mr.Mothman mr.mothman em gmail.com
Sáb Abr 30 12:53:00 -03 2005

Caro Marcelo Silva,

  Olha... Pra ser sincero, eu não entendi muito bem o que você quis dizer não...

  Mas, creio que seja o seguinte: ao invés de retornar a quantidade 3
para os eventos do operador OPERADOR1 código 0001 interagindo com o
cliente FULANO código 0001, você gostaria de que fosse retornada a
quantidade 1, certo?

  Bom, se for isso, você pode fazer o seguinte:

  1) Aparentemente o código do cliente e o código do operador são
"chaves", certo? Então crie uma view como esta abaixo:

  CREATE VIEW my_view AS
  SELECT DISTINCT COD_CLI, COD_OPE from DADOS_CLI;

  2) e conte o resultado do operador assim:

  SELECT COUNT (*) FROM my_view
  WHERE COD_CLI = 1 AND
               COD_OPE = 1

  Pergunta: O que estamos fazendo aqui?
  Resposta: Contando o resultado de um select devolvido por uma view,
que filtra os dados duplicados (com DISTINCT) retornando somente um
valor coincidente.

  Agora, um detalhe: seria coerente termos uma terceira chave
(transação por exemplo),  para evitar a falta de contagem em situações
de repetição do par COD_CLI, COD_OPE.

  Se ainda assim restarem dúvidas, mail-me.

  Espero ter podido ajudá-lo.

  [ ]'s

  Mr.Mothman