[firebase-br] Documentacao do IBO em Portugues?

Bruno Garcia da Silva brunogarcia69 em brturbo.com.br
Qua Abr 27 23:10:43 -03 2005

Não sou muito experiente com o wine, tentei usar diretamente o wine para
rodar meu sistema de loja oficina(Delphi7 com VCL + FB1.5 + IBO), mas ja
na tela inicial congelava. Tentei dar uma olhada no manual do wine, mas
é muito extenso e perdi a paciencia. Então usando o Kurumin, baixei o
tal CrossOver 3.0, que na verdade é o wine mas com muitas facilidade de
instalação e uso, alias o office XP  e o IE6(que ate fazem atualizações
no proprio site da M$) funciona muito bem nele!!!  E o sistema funcionou
depois que instalei o FB como se fosse no windows e rodei o sistema.
Alguns componentes, ou melhor, um componente  não funcionou na versao
3.0 que é o ComboBox com calendario (acho que da paleta win32). Ele ate
aparece como uma janela de calendario e tal, mas ao clicar na data
desejada, não acontece nada e a janela não desaparece mais, ela fica la
e não tem nada que a faça desaparecer e nao da para digitar diretamente
a data desejada no espaço desta combobox de calendario. Mas tirando
isto, tudo funcionou, inclusive o acesso remoto via ADSL com ip dinamico
e acho que ate ficou um pouco mais rapido. Outros programas que fazem
parte do sistema, mas não usam este componente em especial, funcionaram
perfeitamente.
Então animado com a experiencia, baixei a versão do CrossOver 4.2. O tal
combobox com calendario funcionou(apesar de que um tanto quanto borrados
em suas fontes), mas o sistema completo começou a dar um erro na dll
user32.dll. Aprece aquela janela que cometeu um erro e tal e clique OK
para a janela de aviso fechar. O problema é que assim que se fechava um
aviso deste, aparecia outro e outro e por isto o programa não ia para
frente. Na verdade isto so aconteceu na versão do sistema que gerencia a
loja mais completa, onde uso e abuso de varias abas de paginas que ficam
invisiveis quando não se tem permissão para determinada operação. O que
quero dizer que há outros modulos do sistema mais simples que não tem
todas estas abas de paginas e que funcionam perfeitamente com o
CrossOver. Acho que não da para deixar os programas muito complexos se
for usar o wine. Pois no programa principal mais complexo uso de tudo
até o RAVE para gerar um monte de relatorios. Ja em outro mais simples
que funciona so como caixa e pesquisas de clientes e funcionarios,
funciona perfeitamente.
Espero ter ajudado um pouco, mas ainda não tive tempo de fazer mais
experiencias, por isto se alguem ja fez experiencias deste tipo,
gostaria muito de saber os resultados e opiniões a respeito.