[firebase-br] delete com exclusao fisica

Eduardo Jedliczka eduardo em gerasoftinfo.com.br
Sex Out 29 15:11:57 -03 2004

Maglan,

O FireBird trabalha com Coleta de Lixo (Garbage Collection), e ele não
libera o espaço já alocado por questões de performance (liberar espaço é
lento).

Sinceramente, com discos de grande capacidade, não há necessidade de
diminuir (ou compactar na linguagem do Access, executar um pack como no
clipper) porque o banco reaproveita o espaço automaticamente.

Caso duvide, faça um teste... insira 1.000.000 de registros, apague tudo, e
reinsira 1.000.000 de registros, perceberá que o banco cresceu muito pouco
na segunda inserção, pois ele está reaproveitando o espaço....

[s]

Eduardo Jedliczka
GeraSoft Informática
Apucarana - PR