[firebase-br] IBO

RedDevil reddevil em reddevil.eti.br
Dom Out 24 15:08:43 -03 2004

ola Hernando.
tudo bem contigo?
sincerely, espero que sim.

1 - se voce esta se referindo a versao de avaliaçao do IBObjects, ela vai funcionar sim, mas com algumas restriçoes...
por exemplo, sempre que voce acessar diretamente uma aplicaçao, sem ser em tempo de projeto, pelo delphi, voce vai receber uma msg te agradecendo por testar o IBObjects e solicitando que voce adquira a versao full...

outro porem eh que na versao de avaliaçao nao estao presentes as unit's atualizadas do IBObjects, o que te impede de recompilar o IBObjects, ou seja, voce nao vai poder, por exemplo, traduzir as msgs de retorno para o portugues brasileiro, conforme uma dica que tem na minha pagina, e nem fazer a alteraçao para que o IBObjects trabalhe usando a FBCLIENT.DLL do Firebird... voce vai ter que trabalhar com a GDS32.DLL do Firebird...

2 - vide a resposta 1...
;o)

3 - eu trabalho usando o delphi 4 com o IBObjects para acessar o Firebird, portanto, fora alguns testes comparativos (IBObjects versus IBX) que eu fiz quando instalei o delphi 5 (eu tambem instalei o delphi 6 e fiz alguns testes (IBObjects versus dbExpress) ...;o), eu nao tenho muita experiencia com o IBX e vou ficar te devendo essas dicas... mas voce pode acessar o site da FireBase e usar a opçao de procura no site para achar varios artigos que falam sobre isso...

para finalizar, please, eu te peço que nao tome uma decisao dessa magnitude baseado apenas no que eu digo, visto que o meu conhecimento sobre o IBObjects eh apenas uma fraçao do conhecimento de muita gente que participa desta lista...

eu te aconselho a fazer como Jack, o estripador, e ir por partes...

primeiro baixe a versao de avaliaçao do IBObjects e teste ela, para voce chegar ate aquele ponto em que voce vai pensar (usando aqui as palavras do amigo João Henrique, uma pessoa que possui experiencia, que ja trabalhou, com IBX, DBX, etc...;o): "por que eu nao comecei a usar o IBObjects antes???"...
;o)

depois voce decide o que quer fazer, okeyz?

[]s
força sempre.
ate +++

Luiz "RedDevil" Stefanski