Re: [firebase-br] Meio OFF - Apostila de Orientação à Objetos em C++

Otto ottofuch em terra.com.br
Qua Nov 17 09:40:04 -03 2004

Bem, agora a coisa está mais clara. Eu tive muita sorte em priscas eras
(1990) com livros tutoriais tais como Object Oriented Programmingn usin
Turbo C++ (131 páginas, 1991, de Norman E. Smith, editora Wordware
Publishing, Inc) e especialmente o Turbro C++ DiskTutor, uma publicação
Borland Osborne (de Gregg Vo e Paul Chui, editora McGraw-Hill) que vinha com
4 disquete de 5,25", sendo 3 com o compilador (leia-se IDE do Turbo C++
especialmente adaptado para o livro e um disquete com os examples. Avisava
na contracapa: (tradução livre) "Turbo C++ Disk Tutor é perfeito para
programadores C que desejam aprender Turbo C++".
O capítulo 3 chama-se C++ for C Programmers. O livro se compõe de 3 partes:
Parte I C++ as a Better C
Parte II Object Oriented Programming: Structuring with Objects and Classes.
Parte III Object Oriented Programming: Building Systems from Reusable
Components (com tópicos tais como Reusing Code: Inheritance; Reuse Code:
Multiple Inheritance; Code Reuse: Polymorphism; Polymorphic Collections and
Containers; Object-Oriented Programming Tools for the Design of
User-Interfaces).

O Windows ainda não existia, não sei se o Turbo Vision da Borland já
existia, o antecesseor do BDE, o Paradox Database Engine viria mais tarde, a
úlitma tarefa do livro é a criação de uma pequena aplicação com janelas drop
down e pop up, e com uso do excelente IDE da Borland, que mesmo em ambiente
Dos já permitia o uso do mouse e o help era com hipertext. E que já permitia
você copiar um exemplo do help diretamente para o código que você estava
aprendendo.

Mas para que já domina o C, qualquer livro tipo tutorial sobre C++ serve.
Tudo que for mais ou menos novo ou desconhecido deve receber atenção. Mas
coisas tidas como sabidas também devem ser repassadas, pois podem ser
diferentes, tais como struct, mangling, workspace etc (no C++ uma struct é
praticamente igual a uma class, exceto que por default, na struct tudo é
public, e na class, private).

Por causa das facilidades do IDE, eu começaria com o C++ Builder, que vem
com, e usa um compilador Ansi. O CLX e o VCL são extensões que a gente usa
se quiser. O C++ Builder X tem edições para o Windows e para o Linux.

Depois de tudo aprendido, passa a usar o GCC, que pelo que sei, não tem as
facilidades do IDE, que sempre foi o ponto forte da Borland.
[]'s
Otto

Aprender usando o próprio computador.