Re: [firebase-br] Off: Trocar DBEXPRESS por IBO (Sugestão)

eduardo eduardo em icontroller.com.br
Seg Nov 8 16:33:17 -03 2004

Oi Ederson

Utilizo DbExpress com driver do Interbase sem problemas. Naturalmente,
ninguém pode garantir até quando, pois os dois projetos caminham
separadamente.

O driver da UIB parece bom, só que identificamos aqui que se houver erro
em um determinado insert/update, depois disso, nada mais é gravado,
embora ele não acuse problemas. Parece que ele não termina nenhuma
transação posteriormente a um erro.
Aqui trabalhamos com DBExpress porque, apesar de amarmos o FireBird,
alguns clientes querem rodar Oracle ou MS-SQL e não queremos estar
"Casados" com nenhum banco de dados.
Para nós funciona bem, mas depende muito da maneira como se trabalha e
se dimensionam sua próprias regras. Manter um aplicativo independente de
Banco de Dados não é tarefa fácil, principalmente no que se refere a
Stored Procedures e Triggers.
Quanto ao ClientDataset, funciona muito bem, desde que vc realmente
programe dentro da filosofia Cliente-Servidor e esqueça o conceito de
Tables, caso contrário vai acabar se frustrando.

Espero ter ajudado.
Eduardo