[firebase-br] OFF - PostGree X Firebird

Eduardo Jedliczka eduardo em gerasoftinfo.com.br
Sex Dez 3 15:01:20 -03 2004

Se me permite completar...

O PostGreSQL já é considerado pós-relacional, em outras palavras
Objeto-Relacional, e apesar de estar caminhando para adotar a OQL (object
query language) ainda tem muito a evolur. Possui tipos definidos pelo
usuário, e dá medo quando precisa-se configurar certas coisas, pois haja
opções...

O FireBird é mais simples, há poucas coisas para configurar, por isto possui
um TCO (custo total de manutenção) mais baixo, e funciona em mais
plataformas.
Após o lançamento do Vulcan e do FB 2.0 as coisas tendem a melhorar para o
FB, principalmente em performance e multiprocessamento.

Porém cada caso é um caso, há aplicações eficientes e rápidas em PostGreSQL
(como os SIGs - sistemas de geoprocessamento, com uma enorme quantidade de
objetos) que se tornariam verdadeiras carroças em FB, e há casos em que o FB
briga de igual para igual com o PostGreSQL.

[s]

Eduardo Jedliczka
GeraSoft Informática
Apucarana - PR