[firebase-br] RES: RES: RES: Firebird 5 - não cria view PLG$SRP_VIEW

hpensador em gmail.com hpensador em gmail.com
Quarta Julho 17 09:34:45 -03 2024

Create table, create sequence.

Obs.: Me conectei a base utilizando o usuário que criei utilizando o ISQL e
com este eu consegui fazer a criação de uma tabela e também da sequence.

[ ]'s,

Hélio Oliveira

-----Mensagem original-----
De: lista <lista-bounces em firebase.com.br> Em nome de Carlos H. Cantu via
lista
Enviada em: quarta-feira, 17 de julho de 2024 09:11
Para: lista em firebase.com.br
Cc: Carlos H. Cantu <listas em warmboot.com.br>
Assunto: Re: [firebase-br] RES: RES: Firebird 5 - não cria view PLG$SRP_VIEW

E em qual dos comandos dá erro?

[]s
Carlos H. Cantu
eBook Guia de Migração para o FB 5 - www.firebase.com.br/guiafb5.php

hgc> 1 - Paro o serviço de todas as versões do FB que tenho instalado no
hgc> meu notebook;
hgc> 2 - Abro o Prompt do MSDOS como Administrador;
hgc> 3 - Chamo o diretório do Firebird que irei usar, no caso
hgc> C:\Arquivos de Programas\Firebird\Firebird_5_0;
hgc> 4 - Executo o ISQL com o usuário sysdba -> isql -user sysdba; (sem
hgc> o ponto e virgula no final)
hgc> 5 - Crio minha base de dados -> create database 'minhabase.fdb' e
hgc> na sequência commit;
hgc> 6 - Conecto a base criada anteriormente -> connect 'minhabase.fdb';
hgc> 7 - Crio o usuário -> create user meusuario password 'minhasenha'
hgc> grant admin role using plugin Sr - na sequência commit;
hgc> 8 - Atribuo ao usuário criado anteriormente a role rdb$admin ->
hgc> grant rdb$admin to user meuusuario - na sequência commit;

hgc> [ ]'s;

hgc> Hélio Oliveira

hgc> -----Mensagem original-----
hgc> De: lista <lista-bounces em firebase.com.br> Em nome de Carlos H.
hgc> Cantu via lista Enviada em: terça-feira, 16 de julho de 2024 15:14
hgc> Para: lista em firebase.com.br
hgc> Cc: Carlos H. Cantu <listas em warmboot.com.br>
hgc> Assunto: Re: [firebase-br] RES: Firebird 5 - não cria view
hgc> PLG$SRP_VIEW

hgc> Manda um roteiro dos comandos e operações que vc está fazendo,
hgc> partindo de um FB
hgc> 5 instalado do zero.

hgc> []s
hgc> Carlos H. Cantu
hgc> eBook Guia de Migração para o FB 5 -
hgc> www.firebase.com.br/guiafb5.php www.FireBase.com.br -
hgc> www.firebirdnews.org - blog.firebase.com.br

hgc>> Boa tarde, Carlos!

hgc>> Sim, estou criando eles no próprio Security5.fdb e também já
hgc>> atribui grant rdb$admin para o mesmo.

hgc>> [ ]'s,

hgc>> Hélio Oliveira

hgc>> -----Mensagem original-----
hgc>> De: lista <lista-bounces em firebase.com.br> Em nome de Carlos H.
hgc>> Cantu via lista Enviada em: terça-feira, 16 de julho de 2024 14:10
hgc>> Para: FireBase <lista em firebase.com.br>
hgc>> Cc: Carlos H. Cantu <listas em warmboot.com.br>
hgc>> Assunto: Re: [firebase-br] Firebird 5 - não cria view PLG$SRP_VIEW

hgc>> Não sei se entendi direito o problema... mas acredito que se você
hgc>> estiver usando o security5.fdb como banco de segurança (onde os
hgc>> usuarios ficam registrados), precisa dar grant rdb$admin para
hgc>> esses
hgc> usuários nele também.

[...]

hvl>>> Boa tarde, colegas!

hvl>>>

hvl>>> Estou enfrentando problemas após criar bases de dados utilizando
hvl>>> o ISQL e também adicionando usuários a mesma informando que
hvl>>> usaram o
hgc>> pluing Srp.

hvl>>> Firebird 5.0 ultima versão disponível.

hvl>>> Como está view não é criada, mesmo eu tendo atribuído a role
hvl>>> admin e tendo dado grant da role RDB$ADMIN para o usuário, não
hvl>>> consigo criar nenhum objeto na referida base (“No permission for
hvl>>> CREATE VIEW operation”) com este usuário. Alguma dica dos colegas
hvl>>> a respeito
hgc>> desta situação...

hvl>>>

hvl>>> [ ]’s,