[firebase-br] FB 5.0 - Restaurar backup

Marcelo Alaggio marcelo em delphus.inf.br
Quinta Agosto 1 17:26:17 -03 2024

Boa tarde a todos!

Peço a ajuda de vocês para resolver a seguinte questão:

Eu tenho um arquivo FBK gerado a partir do banco de produção que está
rodando em um servidor Linux.

Tenho um computador de desenvolvimento onde também está rodando o FB5,
computador com Windows11, configuração padrão do FB.

Eu quero gerar restaurar esse FBK gerando um FDB nesta máquina Windows.

Uso o seguinte comando a partir da pasta C:\Program
Files\Firebird\Firebird_5_0:

     gbak -user SYSDBA -pas masterkey -r -p 16384 -v -o
c:\backup\dados.fbk 192.168.2.214:c:\backup\dados.fdb

Resposta do comando:

    gbak:opened file c:\delphus\datateck.fbk
    gbak:transportable backup -- data in XDR format
    gbak:           backup file is compressed
    gbak:backup version is 11
    gbak: ERROR:Error occurred during login, please check server
    firebird.log for details
    gbak: ERROR:failed to create database 192.168.2.214:c:\backup\dados.fdb
    gbak:Exiting before completion due to errors

No firebird.log aparece:

         DESKTOP-0VFUGNP    Thu Aug  1 17:15:57 2024
             Authentication error
             unavailable database

O banco está rodando, verifiquei em serviços.

O firebird.conf estava com todas as linhas comentadas. Tirei o
comentário da linha que indica a porta, ficando em 3050. Reiniciei o
serviço, tentei novamente e mesmo erro.

Realmente não sei o que pode ser.

Alguém conseguiria me ajudar?

Desde já obrigado!