[firebase-br] Firebird vs Postgres diferença gritante

Éder Monteiro do Nascimento fator em aliancati.com
Quinta Maio 27 09:05:46 -03 2021

A verdade é, como sergio falou, são muitas variáveis.
Até mesmo a forma de escrita das querys, quem vem antes, quem vem depois.
Alguns bancos podem começar a interpretação dos dados pelas tabelas de
baixo para cima, outro de cima para baixo, outros pelo *peso* das
tabelas(quantidade de registros), pela ordem dos wheres e por ai vai. Aí
por conta dessas diferenças, uma query pode realmente rodar mais rápido em
um banco do que em outro banco.
Às vezes mudando a ordem dos joins, você pode ter diferenças gritantes de
uma query para outra.
Faça o teste para recalcular os índices do fire, para ver se tem um ganho.
Eu trabalho com os dois bancos, Postgres e Fire, pessoalmente gosto muito
dos dois. Com relação ao desempenho, afinando as configurações do fire, ele
me entrega muito bem. Infelizmente tenho querys monstruosas, que ainda não
conseguimos parar com calma para fazer o tuning delas. Relatórios gigantes
que usam quase que todas as tabelas importantes do sistema,Aff...

Mas depois de ver essas configurações, retorna ai para gente como ficou o
comparativo de velocidades entre os bancos.
(OBS: mais uma coisa, faz um backup e restore de seu banco Fire antes da
comparação)

*Éder Monteiro do Nascimento*

Programador

Fator Sistemas & Consultoria

e-mail: *eder.nascimento_fator em hotmail.com <eder.nascimento em hotmail.com>*

http://fatorsistemas.com.br