[firebase-br] CRIPTTOGRAFIA DE BANCO FB 30

Segunda Janeiro 25 12:01:27 -03 2021

Todas as pessoas naturais e não apenas pacientes estão sujeitos a LGPD, se
for a isso a que se refere tem muito diálogo no histórico, tratando de LGPD
e consequentemente criptografia.
Se o que estiver solicitando for criptografia para atender uma
certificação, nesse caso não é lei, mas muita coisa sobre criptografia foi
dita no mesmo histórico do LGPD.
As pessoas entendem errado a LGPD, a LGPD não diz que as informações devam
estar encriptadas.
A encriptação é apenas um dos meios que podem ser praticados para
inviabilizar certos tipos de vazamento, mas o cerne na lei é rastrear como
uma informação vazou e apurar as responsabilidades. A criptografia sozinha
é inócua, como exemplo, se voce tem uma opção em seu sistema que exporta os
dados de pacientes em formato de planilha e essa planilha aparecer num site
HTML, quem tem acesso para upload e exportar planilha deverão ser
identificados.

Uma tangente aqui é que o governo - não importa a esfera - é quem mais vaza
as nossas informações pessoais. Eu fico penando numa fila de cartório para
provar que eu sou quem eu digo ser para registrar uma simples ata ou
registro de carro enquanto um cidadão nessas esferas burocraticas vai e
coloca na internet e ele acha que só ele e o colega vão encontrar e o
google indexa para todos verem. Eu não sei se todos veem as coisas como eu
vejo, mas a prática de phishing e engenharia social só é possível por causa
desses vazamentos, a maioria deles causados pela insensatez de quem usa o
programa por isso a LGPD é boa, para responsabilizar donde veio, quem tinha
acesso e autonomia para expor dados sensiveis que mais tarde vão parar em
golpes.

desculpa a tangente.