[firebase-br] 2 Firebirds na mesma maquina

Segunda Abril 5 14:59:44 -03 2021

Não vejo como dois serviços separados poderiam ajudar na performance,
provavelmente irá piorar porque além do disco haverá concorrência de
cpu/memória. Tem documentação suficiente na internet se deseja prosseguir
com a ideia, até mesmo no histórico da lista.
Mas gostaria de sugerir algo diferente, use o utilitário nbackup para fazer
um backup completo seguido diferencial(ou incremental) a cada hora, sendo o
backup completo num horário que atrapalhe menos, talvez de madrugada. Os
incrementais e diferenciais são muito rápidos, se assemelham ao git
procurando salvar apenas o delta dos seus dados.
Leia a respeito do nbackup e se for prático na sua empresa crie um fluxo
para o seu backup que melhor atender, por exemplo, backup completo na
segunda de madrugada, seguido de um diferencial pela manhã e incrementais
ao longo do dia até a sexta e então o ciclo se repete de novo na segunda.
Faça um teste de restauração noutra máquina restaurando o primeiro backup
completo e depois os diferenciais/incrementais até chegar no horário mais
recente que existir. Se houver sucesso na restauração você poderá abandonar
os backups anteriores ao que deu certo.
Fazer testes de backups é bem usual se o banco de dados for crítico,  não
importa o banco de dados. Você pode fazer tudo no braço como eu mencionei
acima. Ou automatizar usando scripts (recomendo python para isso) ou ver se
há algum programa para windows, use-o.

[]´s