[firebase-br] PARADOX para FIREBIRD 3.0 - varchar em chaves primarias

Gustavo Novaes gutonovaes19 em gmail.com
Qua Maio 1 15:01:49 -03 2019

No banco de dados legado, muitas tabelas possui como chave primaria,
composta de 2 ou mais campos varchar(8) que podem ou não estarem
preenchidos.
Por exemplo hipotetico.
tabela de empresas - CODEMPRESA (VARHAR 8) , nomeempresa (varchar(30))
tabela de departamentos (CODEMPRESA (FK), CODDEP (VARCHAR(8))

Tabela qualquer do banco de dados, onde eu poderia incluir parâmetros para
a aplicação que seriam válidos para empresa toda ou para um determinado
departamento.
TABELA DE PARAMETROS (CODEMPRESA(FK-EMPRESAS), CODDEPTO (FK-DEPARTAMENTOS),
PARAMETRO1 (INTEGER, PARAMETRO2 (INTEGER)

PARAMETROS.CODEMPRESA - não permite NULL
PARAMETROS .DEPARTAMENTO - permite nullo

Enfim, é só para exemplificar minha dúvida.
Ao migrar para FIREBIRD, "sei" que não seria correto manter essa estrutura
mas, diante da necessidade de apenas trocar banco e aproveitar ao máximo os
códigos delphi existentes, como eu poderia trabalhar com essa situação?

Obrigado mais uma vez.

*Gustavo Novaes *