[firebase-br] Duvida GRID

Gabriel Bonzanini gabriel.bonzanini em gmail.com
Ter Jun 25 09:38:47 -03 2019

Bom dia Wagner.

Dentro do Firebird, pode ser utilizado o DEFAULT de um campo para definir o
valor que será atribuído caso o mesmo seja omitido na instrução de insert;
Em uma trigger, pode ser utilizado o evento de BEFORE INSERT para testar o
conteúdo de algum campo e ajustá-lo.

Porém, me parece que você precisa de um tratamento no aplicativo em si.
Nesse caso, recomendo utilizar algum evento do componente de dados sendo
utilizado. Geralmente, você vai encontrar um evento AfterInsert, que é
diferente de uma trigger pois, neste momento, os dados ainda não foram
inseridos no banco de dados, apenas no dataset (através da grid).

Abraço.