[firebase-br] Sincronização de alterações no banco pelos programadores

Luis Fernando Batels luisfbatels em gmail.com
Sex Jan 25 19:48:10 -03 2019

Boa tarde, trabalhar com script no svn, ou mesmo git, pode ser o melhor
caminho. Hoje nos meus projetos mantenho sempre um arquivo 'estrutura.sql'
que contém todo o sql necessário para criação de uma base do zero. A cada
nova tabela ou alteração eu atualizo esse script, inclusive o executo para
garantir que o mesmo funciona. Por ser um arquivo armazenado no repositório
da aplicação, o mesmo também fica versionado.

Para realizar as atualizações de bases de clientes eu vou montando scripts
do tipo 'migracao_v001_v002.sql', 'migracao_v002_v003.sql'... Ou seja, se
adiciono algo no estrutura.sql gero os 'alter tables' necessários para
transformar a base da versão 001 para 002 e assim vai conforme as versões
do sistema.

Isso só é possível quanto existe algum controle de versão/release, como o
uso do 'git flow', pois é necessário saber o que pode ou não ser
considerado como oficial e apto para atualização em clientes.

Atenciosamente, Luis Fernando Batels.