[firebase-br] MIGRAÇÃO PARA O FIREBIRD 3.0

Cristiano Aragão cristianoaragaosales em gmail.com
Sex Maio 4 09:39:56 -03 2018

Bom dia a todos,

Pessoal, adquiri o Livro do Carlos Cantu de migração para o Firebird 3 e
segui suas instruções para essa migração e consegui fazer o backup/restore
para o firebird 3.deu somente um problema no UDF/Blob-Filter, mas fui
orientado pelo suporte do Firebase e deu tudo certo. Possuo um banco de
dados FireBird na versão 2.5.1.26351_1_x64. com tamanho de 11,4GB. Meu
servidor de banco é um Windows 2012R2 de 64bits, HD 300GB e 16GB memória. O
tipo de instalação que usei para o Firebird foi o Classic, abrindo uma
instância para cada conexão, pois o SuperServer ficava muito lento e testei
também o SuperClassic e em determinados momentos o servidor parava, ficava
lento, mas nem sempre. Com o Classic essa lentidão raramente dar e se
acontece volta logo, em poucos minutos. No arquivo firebird.conf eu não uso
ele default, uso as seguintes configurações abaixo relacionadas:

DefaultDbCachePages = 16384
FileSystemCacheThreshold = 219283456
FileSystemCacheSize = 80
CpuAffinityMask = 5

Com isso gostaria de saber se posso colocar tudo isso no Firebird 3.0 que
vai funcionar igual ou melhor ou preciso colocar mais algum parâmetro no
firebird.conf para melhorar mais ainda, isto é, tem algum outro parâmetro
que posso melhorar mais ainda minha performance ou a própria versão do
firebird 3 já faz isso por se só ?

Outra dúvida é na instalação do FireBird 3.0, no manual de migração foi
usado a pasta c:\Firebird3, posso fazer o mesmo ? Pois ao instalar ele pede
para instalar no arquivo de programas.

Outra dúvida é que como consegui fazer 100% o restore para o firebird 3, eu
terei algum outro problema ? Pois possuo um ERP rodando com esse banco, fiz
alguns testes já, entrei no sistema, fiz pesquisas, gerei relatórios, mas
tudo isso local, não coloquei em rede.

Amigos, agradeceria muito se vocês tirarem essas minhas dúvidas, estou
ansioso para começar a utilizar o FireBird 3.0 e usufruir de suas novas
mudanças e melhorias.