[firebase-br] RES: Cópia de segurança

Qui Maio 3 10:14:15 -03 2018

Unidades de Backup não são autoprotegidas por si só, o administrador deve
fazer isso, não apenas contra ransonware, mas contra manipulações
indevidas.
Li ontém que um banco australiano perdeu midias de backup durante o
transporte, expondo dados de seus clientes. Detalhe, estavam sendo
transportados para serem destruidos.
Retomando o assunto, unidades de backup externa no Linux são mais espertas
do que o Windows, visto que unidades podem ser montadas para backup e
desmontadas no final, minimizando situações que descreveu.
Eu tenho um backup assim, se a pessoa colocar o HD errado na baia, o backup
reconhece que aquele disco não é o apropriado, detectando não apenas a
midia, mas também o flagra o dia errado para aquela midia. Muitos
estagiários foram flagrados usando o disco errado usando esta técnica.
No Windows, dos programas gratuitos que existem, apenas o Windows Backup é
capaz de montar o disco para backup e desmontá-los após, mas só fará isso
se você dedicar o disco para ele, melhor isso do que oferecer uma virgem,
né?
Acho incrível que no Windows, mesmo programas de backup pagos custam a ter
uma opção assim. Dois programas que gosto muito e recomendo a clientes
(Acronis e EaseUs) não tem opção assim.

Se isso te preocupa muito, voce pode adquirir  um NAS para uso de backup,
um disco externo plugado na rede, nesse caso você faz backup via rede
usando o protocolo FTP/SFTP ou WebDav.
Alguns NAS já tem serviço embutido de nuvem, isto é, no horario programado
despacham os arquivos para alguns serviços de nuvem préinstalados em seu
sistema, incluindo FTP para o seu ISP.
A maioria dos ISPs dão espaço ilimitado, mas não é bem assim, se eles
perceberem que se trata de backup, eles passam a cobrar por MB usado,
fazendo um upgrade seu contrato para um novo patamar sem sua prévia
autorização. Então tome cuidado e se informe antes.

inte+