[firebase-br] Alguém ai já experimentou o novo Delphi 10.3(Rio) com o Firebird3?

Qua Dez 19 09:17:12 -03 2018

Não é bem assim,.
Os tipos  numeric(18,4) , numeric(18,2), numeric(6,2) eram todos
TBCDField  , agora ***alguns**** deles são importados como TFMTBCDField,
mas não todos.
O que antes era apenas Integer agora se diferenciam entre smallint,
largeint e int nos tfields..
Então um search/replace all não funcionaria, alias essa foi a minha
primeira tentativa frustada.
Eu não quero nesse instante tentar re-mapeá-los via firedac porque isso
seria uma injeção para tratar uma compatibilidade entre bancos e não é este
o caso.
Como uso apenas domains, fica fácil saber que o problema tá mesmo no
firedac que mudou algo da ultima versão para essa.

Pelo que vi nos changelogs até agora, parece que compatibilizaram os tipos
do firedac com os do DBX, pois ambos viam na mesma estrutura tipos
diferentes com os TFields e esse bug foi "corrigido" para o Firebird, que
não duvido muito que tenha se baseado anteriormente no Interbase.
O meu maior entrave - e a cerne do problema - é não consigo detecta-los na
compilação, isto é, compilo e tá 100% aí você roda a aplicação e em alguma
tela aparecerá o 'type mismatch', então fico na era da pedra corrigindo por
tentativa e erro, muito embaraçoso, ainda mais que sou meio catedrático na
forma de programar, eu uso try...exception até debaixo de um if.

[]´s

Em ter, 18 de dez de 2018 às 15:06, <josecarlos em absolutsistemas.com.br>
escreveu:

> Você ta migrando de um delphi mais antigo e vai ter que modificar os
> TFields, pois mudaram o tipo ?
>
> Já fiz isto algumas vezes, você pode automatizar usando o GExperts que
> ele faz um find/replace nos DFMs
>
> Mas o FireDac vem com uma ferramenta para migrar, procure o reFind
>
> C:\Users\Public\Documents\Embarcadero\Studio\19.0\Samples\Object
> Pascal\Database\FireDAC\Tool\reFind
>
> Ele usa um arquivo txt, do tipo DE PARA
>
> Acho que é fácil automatizar, usand qualquer uma das duas ferramentas,
>
> Abraço
>
> José Carlos da Cunha Jr.

> [...]

A Vidy possui um Sistema de Gestão da Qualidade estruturado e com
Certificação ISO 9001 há mais de 10 anos, mantendo seu foco na Qualidade e
na Melhoria Continua.

Em março de2018 migramos com sucesso para a nova versão da ISO 9001.

Somos a única Empresa Brasileira de Engenharia de Laboratórios com
certificação com o Escopo Completo; desde Projetos, Engenharia, Construção,
Fabricação e Instalação de Laboratórios.