[firebase-br] backup via Internet (Bruno Garcia Silva)

Sex Dez 7 09:42:22 -03 2018

Se estiver disposto a testar o nbackup, eu criei um script .cmd para
executá-lo com o agendador de tarefas do windows.
Ele tá rodando em desenvolvimento ainda não pus ele em producao porque
ainda me restam algumas duvidas sobre ele.
O script funciona direitinho e foi idealizado para colocar no agendador de
tarefas do windows e rodar das 08 as 20h sendo de 1h em 1h,
O primeiro backup nao importando o dia,é um backup nivel 0 (completo) e
será a unica vez que faz isso, porque quando o script rodar novamente na
proxima hora, isto é a segunda vez, fará um backup nivel 1(diferencial,
copia apenas o que é diferente em relação ao ultimo nivel0) e quando roda
nas vezes posteriores no mesmo dia serão todos backup nivel 2(incremental
em relação ao ultimo nivel1). No dia seguinte, por ser um dia diferente,
repete um novo nivel1 e sucessivos nivel2... repetindo o mesmo ciclo.
Com esse modelo, num eventual sinistro, posso restaurar o backup nivel 0,
escolher o dia do nivel 1 - geralmente o ultimo - e então determinar a hora
dos arquivos nivel 2(incremental) para restaurar.
Pelo que vi, será um nbackup -R banco.fdb arquivo-nivel0.bak
arquivo-nivel1.bak arquivo-nivel2.bak.
O script tá funcionando legal, mas ainda não entendi direito, porque nos
meus testes de laboratorio eu especifiquei apenas o ultimo horario do
backups -nivel 2 e ele restaurou! Fico imaginando, ué como ele pode
recompor sem os outros 7 incrementais que fiz no mesmo dia.
Você pode dizer, "ué porque se importar, afinal o importante é que
restaurou", acontece que para mim, backup ou vocÊ compreende e usa segundo
suas qualidades ou limitações ou é melhor nem usar.
Então, tô aguardando respostas e horas de voo para depois prosseguir com o
uso dele em produção, no caso de servidores Linux, será fácil migrar o .cmd
para .sh(bash).
Acho que vocÊ gostara desse tipo de backup porque você pode simplesmente
usar uma conta onedrive, google drive, dropbox ou outra para sincronizar a
pasta onde o backup esta com a nuvem. Tirando o backup nivel 0 que será
monstruoso, os demais serao bem menores porque são cópias delta do backup
antecessor.

[]´s e sucesso.