[firebase-br] Consulta SQL Muito Lenta aparente ser BUG do Firebird.

Luciano franca luapfirebird em yahoo.com.br
Dom Dez 24 22:43:16 -03 2017

  Pessoal estou com uma consulta muito lenta porém ela demora apenas na primeira vez que eu Executona segunda, terceira vez etc..   vai muito rapido.
Isso é muito estranho porque até se eu fechar o serviço do Firebird no windows e executar novamente a consulta continua rápido.
 Apenas quando desligo a maquina e ligo novamente e rodo a consulta que ela fica lenta,  dessa forma não é erro de Índice pois nas demais vezes que execute vai normaleu já testei no Delphi com IBDac,  com FireDac,  IBExpert  tudo mesma coisa lento na primeira vez depois vai rápido.Vejam na primeira vez demora cerca de 4 Minutos depois roda em cerca de 3 Segundos.
Eu nunca passei por isso e não sei como arrumar,  meu Windows é 8.1 64 Bits com Firebird 3.0.2 Ultima versão
A consulta SQL é essa aqui
SELECTCC.CODIGO, CC.CLIENTE, TL.ULT_DATA_COMPRA

FROM CADASTRO_PESSOAS CC

Left Join (
SELECT
VE.CODIGO_CLIENTE,MAX(VE.DATA_EMISSAO) as ULT_DATA_COMPRAFROM VENDA_CLIENTE VEInner Join CONDICOES_PAGTO_CLIEN CON on ( CON.N_PEDIDO = VE.NUMERO_PEDIDO)GROUP BY VE.CODIGO_CLIENTE) TL On (TL.Codigo_Cliente = CC.Codigo)

Order by CC.Codigo
PlanPLAN JOIN (CC ORDER PK_CADASTRO_PESSOAS, SORT (JOIN (TL VE INDEX (FK_VENDA_CLIENTE_1), TL CON INDEX (CONDICOES_PAGTO_CLIEN_IDX1))))
Como resolver isso  ?   Já fiz backup e restore do Banco já reindexei os Índices não sei mais o que fazer.